» Serviços » Universidade Sénior

Universidade Sénior

Segundo a RUTIS (Rede de Universidades da terceira Idade) as Universidades da Terceira Idade baseiam-se em três princípios básicos fundamentais:

  • Desenvolver o convívio salutar e útil entre séniores;
  • Combater a exclusão social e
  • Proporcionar aos mais velhos a possibilidade de aprenderem ou ensinarem (promovendo a andragogia, ou seja, a arte e ciência de ajudar os adultos a aprender).

Na verdade, esta é uma resposta social dirigida à população sénior, num período após a reforma, no sentido de promover e incentivar a autonomia e as relações pessoais e sociais, ao mesmo tempo que promove e estimula a cognição, o dinamismo e o envelhecimento activo, evitando assim o isolamento.

Num ambiente de educação mais informal, sem fins de certificação e num contexto de formação ao longo da vida, privilegia-se a divulgação da cultura e o convívio social.

Neste sentido, a CADES julga ser uma mais-valia para o Concelho da Mealhada e para os seus seniores, a criação de uma Universidade Sénior.

O principal objectivo da Universidade Sénior CADES será adequar as disciplinas disponibilizadas aos reais interesses da comunidade.

A Universidade Sénior CADES encontra-se neste momento dividida em três pólos. São eles a Mealhada, o Luso e a Pampilhosa. As matriculas para o ano letivo 2014/2015 realizam-se entre os dias 22 e 30 de Setembro nos seguintes horários:

  • Mealhada - Sede da União (Antiga Junta de Freguesia da Mealhada): das 14h30 às 17h30;
  • Luso - Junta de Freguesia de Luso: das 10h00 às 13h00;
  • Pampilhosa - Escola Thomaz da Cruz: das 10h00 às 13h00.

Caso esteja interessado em matricular-se mas por algum motivo não possa comparecer nas matrícuas, por favor ligue para o número 96 387 24 17.


   



© 2015 - Associação CADES
E-mail: geral@solidariedadecades.com | Telm: +351 96 3872417