Notícias

Universidade Sénior CADES abre novo ano letivo para mais de 100 alunos

O auditório da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada recebeu na sexta-feira, dia 9 de outubro, a abertura oficial do ano letivo de 2015/2016 da Universidade Sénior CADES (USC), projeto que nasceu através do Núcleo de Educação/Formação da Associação CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social, da Mealhada, e que arranca agora com o quarto ano de aulas em três polos distintos – Mealhada, Luso e Pampilhosa –, estando inscritos mais de uma centena de alunos, que vão ter 21 formadores voluntários distribuídos por 22 disciplinas.

Dirigida à população com mais de 50 anos de idade, do concelho e não só, a USC traz este ano novidades ao nível das disciplinas. São exemplo “União Europeia”, “Pastelaria”, “Vamos escrever um conto”, “Matemática Aplicada”, “Espanhol”, “Nutrição” e “História de Portugal”. Contudo, mantêm-se as mais solicitadas como “Ginástica Geriátrica”, “Yoga”, “Hidroginástica”, “Zumba” e “Aqua Zumba”, ao nível da atividade física e “Informática e Internet”, “Culinária”, “Pintura”, “Inglês”, “VitalMente”, “Cerâmica” e “Expressão Dramática”, entre outras.

De referir ainda que este ano o grupo musical vai ser alargado, tendo agora mais alunos que vão cantar e juntar-se aos cavaquinhos, e que estiveram em palco na abertura da sessão, pela segunda vez, para cantar “A vida não se Adia”, Hino da USC, com letra da aluna Isabel Lemos e música do Maestro Mário Rui Teixeira. Igor Alves, responsável pela Escola de Música da Mealhada, é quem dirige este grupo de alunos.

Embora as aulas tenham começado a 5 de outubro, na sexta-feira a sessão serviu para os formadores apresentarem-se e falarem um pouco das disciplinas e dos programas que serão lecionados. Foi também apresentado o Plano de Atividades com eventos até dezembro.

Nuno Canilho, diretor da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, instituição parceira do projeto e também ele formador no primeiro ano da USC, enalteceu o trabalho que tem sido desenvolvido e lançou um desafio, para que “os alunos seniores se tornassem ‘avós’ dos alunos da escola, para serem estabelecidas ligações de afeto, convívio e amizade” para muitos deles com a família longe e outros já sem os mimos e valores dos avós.

Da parte da Câmara Municipal da Mealhada, o vice-presidente, Guilherme Duarte, lembrou a função social da CADES ao longo dos seus seis anos de existência, “sempre em prol do próximo” e a sua importância para o concelho da Mealhada, “uma associação que tem crescido e que é fundamental nos dias que correm”, sublinhou.

A coordenadora da USC, Marta Varandas, também membro da Direção da CADES, além de fazer votos para que o novo ano traga alegria, convívio e muita amizade entre todos os envolvidos, lembrou a importância do projeto, ao nível da exclusão social, e as oportunidades que traz aos alunos, para se tornarem ativos, com rotinas e se sentirem vivos e felizes. “Esta é a nossa missão, que vai ao encontro da nossa bandeira: ‘Existimos para si’! Por tal, existimos para os outros e cá estaremos para tudo”, concluiu, lembrando ainda as vagas sociais que são disponibilizadas para os que têm carências financeiras e não podem suportar a mensalidade.

Sendo já algumas as disciplinas com lista de espera, as matrículas podem continuar a ser feitas, já fora de época, para as turmas que continuam com vagas. Para estes casos recomenda-se que os futuros alunos interessados contactem a USC através do número 96 387 24 17.

Recordamos que são já parceiros da USC a Câmara Municipal da Mealhada, União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, Juntas de Freguesia de Luso e Pampilhosa, Grande Hotel de Luso, Hóquei Clube da Mealhada, Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa e recentemente da Mealhada, Grupo TipAnadia (padrinho), Academia de Estudos & Escola de Línguas Learning School, Escola de Música da Mealhada, Lavandaria Moderna e Somaq – Equipamentos de Escritório.




Data Publicação: 2015-10-14





ver notícia Universidade Sénior CADES abre novo ano letivo para mais de 100 alunos

© 2015 - Associação CADES
E-mail: geral@solidariedadecades.com | Telm: +351 96 3872417