Notícias

Universidade Sénior CADES já tem Hino com música do Maestro Mário Rui

“A vida não se adia” é o nome do Hino da Universidade Sénior CADES, que foi apresentado ontem, dia 30 de agosto, no auditório do Grande Hotel de Luso, no âmbito do VII Fim-de-semana Equilibr@-te®, perante alunos, formadores, direção, entidades e parceiros do projeto, que arranca em outubro para o quarto ano letivo.

Sempre atentos e disponíveis para novas oportunidades, este desafio chegou à Comissão da Universidade Sénior CADES através da Madrinha do projeto, Carla Andrino. A atriz, casada com o Maestro Mário Rui, propôs que fosse apresentada uma letra para o marido musicar o hino. “Sem demoras, não hesitámos em aceitar e lançar o repto para escrever a letra à nossa aluna Isabel Lemos, que também integra a Comissão, onde representa os alunos do Pólo da Mealhada, desafio aceite pela própria no momento do convite”, explicou Marta Varandas, coordenadora da Universidade Sénior CADES.

Foi a combinação entre a letra de Isabel Lemos, com o título “A vida não se adia” e a música de Mário Rui que foi apresentada no domingo. Inicialmente o maestro gravou o hino com cinco vozes de cantores profissionais e toda a orquestração em estúdio. Contudo, no sábado, véspera da apresentação e estando o casal no Luso, para participar no Equilibr@-te®, o Maestro Mário Rui convidou para gravar com as vozes dos alunos, formadores, coordenadora, elementos da Direção da CADES, promotora do projeto e crianças.

Durante a apresentação, Carla Andrino explicou que este é um registo que fica para sempre e que marca a alegria de todos, daí ter lançado o desafio. Já Isabel Lemos falou da importância social das Universidades Seniores e das questões da intergeracionalidade, que tão bem retratadas estão no hino, que envolve gente de várias idades, porque também o projeto envolve vários escalões etários. “O hino foi uma ousadia. Não foi um desafio. Ontem (sábado), quando cantámos, sentimo-nos as pessoas mais importantes do mundo. Foi uma emoção”, contou a autora da letra.

Para o Maestro Mário Rui, depois de ter a letra nas mãos, o processo passou por sentar-se ao piano e procurar uma melodia orelhuda, simples e marcante. Diz que a letra ajudou a encontrar a inspiração e o resultado final foi aplaudido por todos, com muita emoção e até algumas lágrimas de alegria, depois de, ao piano, tocar algumas partes do hino, que foi ouvido no final, com a gravação das vozes de todos os que se deslocaram ao hotel na véspera.

E foi em ambiente de festa e muita alegria que todos foram surpreendidos com um hino, que será agora divulgado pelos alunos que não estiveram presentes, para posteriormente ser tocado pela Tuna da Universidade Sénior CADES. Entretanto, vai voltar a ser apresentado, publicamente, em data a comunicar oportunamente.




Data Publicação: 2015-09-01





ver notícia Universidade Sénior CADES já tem Hino com música do Maestro Mário Rui

© 2015 - Associação CADES
E-mail: geral@solidariedadecades.com | Telm: +351 96 3872417